quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

30 Anos Sem John Lennon


Há exatamente 30 anos, o mundo perdia um de seus maiores ícones da música, o genial compositor e fundador da banda mais famosa de todos os tempos, John Lennon. 

Desde a fundação dos Beatles Lennon mostrou-se diferente, sendo facilmente identificado como uma pessoa revolucionária e polêmica, devido a muitos de seus atos, como por exemplo quando se referiu a Jesus e ao Cristianismo: "O Cristianismo vai desaparecer. Vai diminuir e encolher. (...) Nós, Beatles, somos mais populares do que Jesus neste momento. Não sei qual vai desaparecer primeiro - o rock and roll ou o Cristianismo. Cristo não era mau, mas os seus discípulos eram obtusos e vulgares. É a distorção deles, que estraga o Cristianismo para mim." . Esse fato causou grande polêmica nos Estados Unidos, chegando a rádios banirem as músicas dos Beatles. Outro fato marcante em sua vida foi o posicionamento que apresentou diante da Guerra do Vietnã, mostrando-se um ativista anti-guerra e consequentemente ameaçado a ser deportado dos EUA.

Lennon conseguiu em sua vida feitos até hoje praticamente imbatíveis no mercado fonográfico, como ter 14 canções na lista das 100 mais tocadas da Billboard; vender cerca de mais de 1 bilhão de discos e cassetes; e compor (junto com Paul McCartney) a música mais tocada e regravada do mundo.

Toda essa história foi interrompida de uma forma no mínimo brutal e inadmissível, quando Mark Chapman, um fã obcecado de Lennon e dos Beatles, atirou contra o seu ídolo quando este voltava para o apartamento que morava, em Nova Iorque, no edifício Dakota, em frente ao Central Park. O assassino alegou que “o ataque aconteceu porque ele havia passado a crer que o ídolo era uma farsa e não merecia viver”. Neste dia o mundo caiu em lágrimas por ter perdido um de seus maiores artistas.

Enfim, John Lennon possui uma biografia repleta de acontecimentos, conquistas e fatos marcantes, um ícone desses faz jus a toda “devoção” que existia e que ainda existe pelos seus ideais.

Fica aqui a singela homenagem do Cacareco blog ao ilustre John.

E para relembrar, uma de suas músicas mais famosas “Imagine”:

Nenhum comentário:

Postar um comentário